Blogger Template by Blogcrowds

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine's Day!

Aqui no Brasil, o dia dos namorados só é em junho, mas hoje, dia 14 de fevereiro, nos Estados Unidos comemora-se o Valentine's Day, o dia de São Valetim.


São Valentim ( ou Valentinus, em latim) é um santo reconhecido na igreja católica e em igrejas orientais (Ortodoxas). O nome refere-se a pelo menos três santos matirizados na Roma antiga.
Durante o governo do imperador Cláudio II, foi proibido por este a realização de casamentos por que ele acreditava que os jovens que não tivessem familia formada, eles alistariam-se com maior frequência e seu exército seria maior e mais poderoso.No entanto, um bispo romano, Valentim, continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição. As cerimônias, claro, eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e o bispo foi preso e condenado a morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Assim, em muitos países, essa data ficou conhecida como dia de São Valentim , ou dia dos namorados.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido (normalmente um bebê crescido gorduchinho que usa fraldas de pano e segura um arco e flecha) com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recadinhos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa e vendidos em lojas. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil. Claro, também é muito comum as moças receberem flores. Segundo algumas floristas, as vendas são maiores que no dia das mães, pelo menos aqui no Brasil.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

Bem, mesmo morando no Brasil... Happy Valentine's Day!

Nenhum comentário:

Postar um comentário